terça-feira, 29 de novembro de 2011

18/11/2011 - 7º ano - A conquista e a administração da América portuguesa



Como estudado em sala de aula, os portugueses chegaram ao Brasil em 1500, sob o comando do navegador Pedro Álvares Cabral, o qual liderava uma grande frota de navios que estava a "caminho das Índias", com o objetivo de dominar o comércio de especiarias do Oriente, comércio bastante vantajoso como já foi falado.
Segundo a Carta de Pero Vaz de Caminha, no dia 22 de abril de 1500, a frota de Cabral ao Brasil, no local que corresponde atualmente ao estado da Bahia. Os portugueses tiveram então o seu primeiro contato com os nativos: os indígenas. Foi justamente com os indígenas que os portugueses começaram a comerciallizar e explorar as riquezas locais, buscando principalmente metais preciosos (ouro e  prata, em falta na Europa) e toda e qualquer outra riqueza que eles aqui encontrassem.


Com o passar do tempo e com a necessidade de se proteger o território conquistado, os portugueses iniciaram a colonização do Brasil a partir de 1530, com Martim Afonso de Sousa e sua tripulação de cerca de 500 homens que deveriam proteger a costa da colônia, fundar vilas e fortes no litoral e buscar as riquezas do "novo" território. Vale lembrar que o Brasil já era a muito tempo habitado pelos indígenas, portanto esta colonização citada era de povos europeus, no caso, os portugueses.
A partir de 1534, a Coroa Portuguesa decide iniciar uma colonização de fato em terras brasileiras, optando por dividir o território em "capitanias hereditárias", as quais ficariam sob a responsabilidade dos capitães-donatários, os quais deveriam arcar com os custos da colonização. Os donatários podiam explorar a terra, porém não eram seus proprietários, sendo-lhes proibido vender ou doar as mesmas. eles deveriam ainda exercer a justiça e o comando militar, defender as capitanias de possíveis invasores, podiam doar sesmarias (lotes de terras), fundar novas vilas, escravizar e vender indígenas, etc. De todas as capitanias hereditárias, somente duas prosperaram (Pernambuco e São Vicente) investindo na produção de açúcar, sendo que o grande fracasso deste sistema, levou à centralização da administração da colônia e a criação do governo-geral, sendo que nesta época o Brasil teve sua primeira capital na cidade de Salvador, na Bahia, e o primeiro governador-geral nomeado pelo rei foi Tomé de Sousa.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O uso da "mão inglesa" em Campo Grande?



Neste final de semana me deparei com uma situação inusitada... motorista há dez anos (dirijo desde os dezoito), fui ao novo shopping de Campo Grande (o terceiro até agora, de um total de pelo menos cinco até o final de 2012). Trata-se do Shopping 26 de Agosto, inaugurado no último aniversário da cidade. Quando entro, me deparo com a surpresa: no estacionamento do Shopping (muito apertado por sinal...) você deve trafegar na contramão, pois de acordo com as lei de trânsito do Brasil, os veículos devem trafegar respeitando a chamada "Mão Francesa", na qual o sentido do trânsito é pela direita sempre. Diz-se contramão quando trafegamos no sentido contrário, a menos que você esteja na Inglaterra e nos demais países que utilizam a "Mão Inglesa", de tráfego à esquerda.



Mas, afinal de contas, por que trafegamos pelo lado direito, seguindo a "Mão Francesa"?
A origem dos termos, segundo a Revista Aventuras na História de outubro/2011, vem dos tempos dos cavaleiros na Inglaterra.
Como a grande maioria era destra, ao cruzar com outras pessoas faziam isso  sempre pelo lado esquerdo, protegendo assim a sua espada e, ao lutar, como seguravam-na com a mão direita, precisavam manter seus inimigos deste lado, o que exigia que se mantivessem do lado esquerdo da rua.
Por outro lado, na França,  uma ordem continental direta de Napoleão obrigou todos a usarem o lado direito. Acontece que, por ser canhoto, com esta nova ordem, o imperador francês, poderia assim empunhar sua espada com a mão esquerda sem maiores problemas. Os cocheiros franceses foram também obrigados a passarem assim para o lado esquerdo para que pudessem sempre cruzar com o Imperador do lado “correto”.
Mesmo assim a questão que surge em minha cabeça é: por que o Shopping 26 de Agosto adotou a mão inglesa em seu estacionamento? Foi para chamar a atenção? Para deixar o trânsito (de alguma forma) mais funcional? Eu acho que na verdade foi só mais uma "pegadinha do Malandro"...


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

22/11/2011 - 9º Ano - Brasil: da redemocratização ao Governo Lula


Com o fim da Ditadura Militar no Brasil, o presidente foi escolhido através do voto indireto, elegendo-se Tancredo Neves como presidente e José Sarney como vice. Tancredo ficou doente e não conseguiu assumir o cargo, sendo substituído por Sarney, o qual acabou efetivamente presidente com a morte de Tancredo em abril de 1985.



Retornava assim a democracia ao Brasil, que só foi conseguir eleger um presidente diretamente nas eleições de 1989, vencidas por Fernando Collor de Mello. Collor no entanto, permaneceu por pouco tempo à frente do país, renunciando em meio a uma chuva de denúncias de desvio de verbas, tráfico de influências, contas fantasmas, além de estar fragilizado por conta do desastre do Plano Collor, o qual deveria controlar a inflação, porém fracassou e hoje é só uma lembrança amarga à classe média e alta da época que teve suas poupanças congeladas pelo governo. Mesmo com a renúncia, Collor ainda sofreu um processo de impeachment, fazendo com que o mesmo ficasse impedido de concorrer a cargos públicos por oito anos.



O vice Itamar Franco assumiu então a presidência e completou o mandato.
Destaca-se no mandato de Itamar Franco, a criação do Plano Real, anunciado por seu então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, o FHC, em 1993.



O sucesso deste plano econômico tornou FHC popular para a sociedade brasileira da época e garantiu a Itamar fazer seu sucessor na presidência, iniciando-se a Era FHC (1994 a 2002), marcada pelas privatizações e a adoção da chamada política neoliberal. Ainda em seu governo houveram graves combates pela reforma agrária no país, confrontos estes envolvendo as forças policiais do governo e o Movimento dos Sem Terra (MST), pela questão agrária no Brasil. Com o esgotamento da popularidade de FHC, chega à presidência o ex-operário Luiz Inácio Lula da Silva, o qual já havia disputado e perdido a presidência para Collor e para FHC.



Lula era uma figura carismática e que acabou conseguindo agregar forças políticas ao seu lado, vencendo o candidato do governo, José Serra, com 61% dos votos válidos. Com isso Lula colocou fim à Era FHC e deu início à Era Lula (2003 a 2010), conseguindo recuperar o país economicamente e melhora-lo socialmente através dos programas de redistribuição de renda voltado às famílias carentes. Lula conseguiu uma relativa estabilidade financeira para o país em seu governo, o que fez com que ele conseguisse também fazer sua sucessora nas eleições de 2010, ao eleger Dilma Roussef como presidenta do Brasil.



Defina os temas abaixo e envie-os como postagem a essa aula:


01 - Impeachement;


02 - Plano Cruzado;


03 - Plano Collor;


04 - Plano Real;


05 - Bolsa Família;


06 - Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

21/11/2011 - 6º Ano - Formação de Roma



Com base no conteúdo de seu livro didático e na aula de hoje, produza e poste como comentário a esta aula um breve relato sobre a formação da civilização romana, a lenda de Romulo e Remo, a dominação etrusca e a organização política romana no período da monarquia.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

15 de novembro - Proclamação da República


A monarquia vinha passando por uma crise a muitos anos no Brasil, o governo do Imperador D. Pedro II estava desgastado, principalmente devido a sua interferência em assuntos religiosos, a proibição dos oficiais do exército de se manifestarem livremente sobre assuntos políticos, a falta de apoio da elite rural e ao desejo de maior participação política da classe média urbana no país.



Em 15 de novembro de 1889, foi proclamada a República no Brasil, pelas mãos do Marechal Deodoro da Fonseca. A partir desta data estava extinta a monarquia no Brasil e deposto o Imperador D. Pedro II e instituída a República que teve como seu primeiro presidente o próprio Marechal Deodoro.

Agora... aproveitem o feriado que quarta-feira estamos de volta!