Blog voltado para as áreas de história, política, educação, sociedade, cultura, patrimônio público e cidadania.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
31/08/2011 - 8º ano - Era Napoleônica
Após assistir ao vídeo sobre a Era Napoleônica e com base no resumo produzido em casa (p. 110 a 117 do livro didático) produza em dupla um breve relato sobre este período da história e poste-o como comentário nesta postagem.
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
30/08 - 9º Ano Vídeos Guerra Fria
http://www.youtube.com/watch?v=IIffbV6ZDgg&playnext=1&list=PLC7FF3790705AD412
Após assistir ao vídeo acima, produza um relato, em dupla, esplanando o que foi a Guerra Fria, suas motivações e as consequencias para a sociedade mundial. Após a produção do relato, poste-o abaixo como comentário.
Link para o conteúdo passado na aula de hoje: http://www.suapesquisa.com/guerrafria/
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
29/08 - 6º Ano - A China Antiga
1ª Parte:
http://www.youtube.com/watch?v=OfAdaSTvNL4&feature=related
2ª Parte:
http://www.youtube.com/watch?v=_1PVw7nsTbU
A civilização chinesa é muito conhecida por sua tradição miletar, sua cultura, sua medicina, seus ensiamentos no campo filosófico, etc. Assista aos vídeos (link acima) e produza um breve relato sobre a formação e desenvolvimento da civilização chinesa. Após a produção que deverá ser feita em dupla, poste o mesmo como cometário nesta web aula.
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
7º Ano - Aula de 12/08/2011 - Reforma Protestante
O séc. XVI ficou marcado por mudanças: novos territórios, formação dos Estados Nacionais e as reformas religiosas. A Reforma Protestante, conteúdo atualmente estudado por esta turma, ocorreu nesta época e ocasionou divisões dentro da Igreja Católica, com a introdução na Europa das primeiras reformas/religiões protestantes, a Luterana, a Calvinista e a Anglicana.
Sabendo disso, produza em dupla um breve relato, explicando como ocorreu uma das três reformas acima. Atenção: Cada dupla irá produzir seu relato conforme indicado pelo professor na Sala de Tecnologias.
Links:
REFORMA PROTESTANTE:
http://www.infoescola.com/historia/reforma-protestante/
http://www.suapesquisa.com/protestante/
http://www.mundovestibular.com.br/articles/575/1/A-REFORMA-PROTESTANTE/Paacutegina1.html
REFORMA LUTERANA:
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=228
REFORMA CALVINISTA:
http://www.brasilescola.com/historiag/ataques-igreja-calvinismo.htm
REFORMA ANGLICANA:
http://www.grupoescolar.com/materia/a_reforma_anglicana.html
terça-feira, 9 de agosto de 2011
8º Ano - Aula de 10/08/2011 - A Revolução Francesa
Grandes mudanças ocorreram na França no fim do séc. XVIII, mudanças estas motivadas principalmente após o crescimento econômico da burguesia, um grupo de pessoas que apesar de ter grande poder financeiro, não estava inserido no grupo dos mandatários da França. Os grandes privilegiados nesta época eram o Clero e a Nobreza, os quais tinham inúmeros privilégios, administravam o reino e eram sustentado pelos Plebeus, a camada mais numerosa da França na época e da qual fazia parte a burguesia.
Com base nestas e em outras informações debatidas em sala de aula, o conteúdo de seu livro didático e o apoio dos links abaixo, produza e poste, em dupla, um breve texto ressaltando os principais motivos que levaram os plebeus a se revolucionarem e derrubarem a monarquia francesa e seus privilégios.
Links:
http://www.suapesquisa.com/francesa
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-francesa
http://www.culturabrasil.pro.br/revolucaofrancesa.htm
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
9º Ano - Aula de 09/08/2011 - A Era Vargas
Populista, paternalista, defensor do direito dos trabalhadores, ditador, perseguidor de seus opositores, entre outros termos são utilizados para designar o gaúcho Getúlio Vargas, um dos presidentes que mais marcou a história nacional, tendo chegado ao poder com a Revolução de 1930, pondo fim à República Velha e permanecido no poder até o fim da 2ª Guerra Mundial, retornando depois para só sair morto da Presidência da república.
Com base nestas e em outras informações, debates em sala, material didático e nos links abaixo, produza e poste, em dupla, um breve comentário sobre a Revolução de 30 e a Era Vargas, citando características que considerarem importantes deste período da história nacional.
Links:
domingo, 7 de agosto de 2011
6º Ano - Aula de 08/08/2011 - O Egito Antigo
Muito se fala dos antigos egípcios: suas pirâmedes, múmias, o deserto, o rio Nilo, os Faraós, além de sua rica cultura que alimenta até hoje a imaginção de muitas pessoas, fazendo com que inúmeros filmes com a temática egipcia sejam produzidos todos os anos.
A história nos mostra que estes povos estavam em um estágio evolutivo a frente dos demais de sua época, quando falamos em tecnologias, agricultura, engenharia, medicina e matemática, por exemplo.
Com base nas discussões em sala de aula, debates, conteúdo do livro didático e dos links abaixo, comentem sobre a origem, a formação e a organização da sociedade egípcia antiga.
Links:
Assinar:
Postagens (Atom)